sábado, 25 de agosto de 2012

Vermelho celebra crescimento do stalinismo ucraniano


O portal Vermelho é um dos principais portais da esquerda brasileira e é mantido pelo PCdoB, Partido Comunista do Brasil, que durante largo período reivindicou o legado do lider russo, Josef Stalin, até renegá-lo e mudar de malas e bagagens para o Maoísmo a partir de 1962, para em seguida renegar Mao e passar à defesa da Albânia como o baluarte do stalinismo a partir de 1978 e enfim deixar de citar Stalin com referência do marxismo em 1992.

Apesar dos zigue-zagues e de ter deixado de Stalin de lado mais de uma vez, o PCdoB, nunca fez uma autocrítica honesta de seu passado atrelado ao grande organizador de derrotas. Tanto não fez que ao primeiro movimento do ressurgimento do culto ao stalinismo no Leste Europeu é possível perceber a celebração do PCdoB. Prova disso é a notícia veiculada no Vermelho da construção de 4 novas estátuas de Stalin pelos comunistas ucranianos. É verdade que o portal não tece nenhum elogio e nem diz que é a favor ou contra, mas também nem é preciso, não é mesmo?

2 comentários:

  1. a tendência autoritária e centralizadora da esquerda partidária me incomoda muito.

    erguer estátua para líderes políticos, de qualquer matiz, considero equívoco tremendo.

    venerar hierarquia, sei não... dá medo, isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha visão é que não é algo específico da esquerda partidária. O MST por exemplo tem uma estrutura vertical fortíssima com raízes no próprio stalinismo. E também não é bem assim que todo partido de esquerda é centralizador, o PSOL por exemplo foge da centralização como o diabo foge da cruz e acaba sendo o samba do crioulo doido ao ponto de se votar uma coisa e seus quadros não serem obrigados a cumprir. Como bom trosko que sou, acredito na necessidade do centralismo-democrático (mas democrático mesmo e não o arremedo que fizeram historicamente dele).

      Agora de fato todo culto ao personalismo, em especial na esquerda, é um perigo sem tamanho.

      Excluir