domingo, 20 de novembro de 2011

A espetacular arte subversiva de Banksy

Já havia me deparado com um ou outro grafite de tom crítico em fotos publicadas pela web mas ao dar de cara com Mickey Mouse e Ronald McDonalds de mãos dadas com a menina Kim Phúc não tive como ignorar a espetacular arte subversiva de Banksy. Não é qualquer um que conseguiria captar a essência de uma imagem tão trágica e traduzi-la tão nitidamente. Mickey e Ronald sorridentes conduzindo a desesperada Kim Phúc como se conduzissem o próprio Vietnã para as mãos do capitalismo. Em uma única palavra: Brilhante.


Banksy é um grafiteiro britânico nascido em 1974 que utiliza da técnica de estêncil marcando paredes por todo o mundo com sua arte pra lá de ácida. Vários de seus grafites estão por exemplo no muro de Gaza. Em um deles uma garotinha sobe pela parede usando balões, meio que tentando fugir da tirania sionista. Em outro um garoto teria acabado de pintar uma escada no muro para tentar chegar ao outro lado.

Seu traço crítico tem alvos que via de regra se repetem, e entre eles está a figura da autoridade, que é questionada através de guardas britânicos se beijando, do garoto estourando um saco atrás do atirador de elite, da escolta policial ao carro de rosquinhas ou do tira cheirando uma fileira de coca no chão.

São muitas obras pra lá de inusitadas e é difícil dizer qual a mais marcante, mas não tenho medo de dizer que a da pequena Kim Phúc está com certeza entre elas.

Segue uma seleção de imagens da obra do grafiteiro mais conhecido do mundo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário