sábado, 12 de novembro de 2011

"Só a leitura salva"


Achei o video acima espetacular. Não exatamente pela mensagem mas pela forma criativa com que foi pensado e executado. Não que eu não esteja de acordo que a leitura seja importante, mas daí a afirmar que "só a leitura salva" e que a responsabilidade para estimular a leitura está nas mãos de quem gosta de ler... Aí não dá.

Pra falar a verdade considero inclusive que a comunicação escrita é algo absolutamente passageiro na história da humanidade. Acho os vlog's, minidocs e afins, por exemplo, espetaculares e acredito que precisam ser explorados cada vez mais. A escrita é uma técnica criada para garantir a comunicação, mas a forma natural de comunicação do ser humano não é a escrita, é a falada. Na África pré-colonização européia a história sempre foi passada de forma oral entre gerações sem a necessidade propriamente dita da escrita.

Isso quer dizer que não devemos estimular a leitura? Claro que não. Muito pelo contrário. É preciso universalizar a leitura. Mas não se faz isso sem acabar de uma vez por toda com o analfabetismo. E não se alfabetiza universalmente sem política governamental para tanto.

De toda forma o video é muito bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário