quinta-feira, 19 de julho de 2012

"Não tenho elogio a nenhum empresário. Só tenho elogios pra minha classe." #Gonzaga16 #ClassismoNasEleições


Foi com essa frase que o pedreiro Francisco Gonzaga, candidato a prefeito de Fortaleza pelo PSTU, encerrou sua entrevista concedida à TV O POVO transmitida na noite desta quinta-feita, dia 19 de julho. A última pergunta foi como o próprio entrevistador disse uma provocação. Depois de quatro blocos inteiros falando que uma gestão sua como prefeito de Fortaleza não administraria a cidade para os ricos e sim para os trabalhadores, o entrevistador perguntou: "Gonzaga, você poderia citar pelo menos um empresário que lhe venha a mente que merece um elogio?". Aí já viu né? Foi uma finalização daquelas merecedoras de um "bufu!" bem grande como os cearenses costumam dizer ao se referir às respostas "na lata". O peão não titubeou e ainda explicou: "Numa sociedade dividida em classes, existem os trabalhadores que produzem todas as riquezas e não usufruem dela e os empresários que não produzem nada e se aproveitam de tudo. Não tenho como fazer elogios a empresários". A explicação então foi ainda mais matadora.

Obviamente existem pontos no discurso que mereceriam respostas mais categóricas e que só um operário como Gonzaga, morador de um bairro na periferia, usuário do sistema de transporte coletivo e dependente do sistema de saúde pública poderia dar. Particularmente, gostaria muito de ouvir um discurso do ponto de vista do transporte coletivo que narrasse a epopéia que é andar de ônibus na cidade de Fortaleza e ainda mais o que é trabalhar no sistema de transporte público, seja conduzindo, seja cobrando, seja fiscalizando. Como um pretenso candidato dos trabalhadores era preciso ter se colocado no lugar desta categoria tão explorada e maltratada. Não ouvi isso de Gonzaga. Não que ele não seja capaz de fazê-lo. Muito pelo contrário. Mas até por isso gostaria de ter ouvido.

Um ou outro ponto mereceriam também repostas mais matadoras, mas via de regra, o peão mandou muito bem e de fato se apresentou como a grande diferença nessa eleição municipal de Fortaleza. Praticamente me vi obrigado a finalmente entrar no tema eleitoral, coisa que vinha adiando até o momento, para comentar a performance do Gonzaga. E em resumo o que tenho a dizer é "Dá-lhe peão"!

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu por ter deixado o comentário. :)

      Se o video da entrevista aparecer pelo YouTube posto por aqui com alguns comentários.

      Sinta-se a vontade para voltar mais vezes.

      Abraços

      Excluir
  2. será bacana acompanhar as eleições de outro estado pela sua ótica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cora. Vamos ver se consigo corresponder as expectativas.

      Excluir
    2. sei que temos divergências (e que passei um tanto da conta), mas não estou avaliando vc.

      vc não tem que corresponder às minhas expectativas.


      ps. eu detestei, ok, ok... eu ainda não me acostumei com essa reforma ortográfica. nunca sei o q faz parte dela ou não (podia estudar, né?). deveria ter escrito óptica. não sou purista. escrevo mal pacas. mas eu gosto de óptica (da palavra) com 'p' e fico achando que a reforma tirou o 'p'. aí eu tiro o 'p'. e erro.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Camila

      Muito bom é ter teus comentários por aqui. Seja bem vinda.

      Excluir
  4. Parabéns pelo texto. Ouvir um peão falar assim aumenta a esperança de que um dia toda a classe entenda e reproduza esse discurso nas lutas por um mundo melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ramó,

      Obrigado por deixar seu comentário. Pretendo fazer uma pequena cobertura sobre as candidaturas socialistas em Fortaleza, dando atenção especial à candidatura operária do Gonzaga. Se for o caso dê sempre uma passada por aqui e sinta-se à vontade para comentar, sugerir e criticar.

      Abraços

      Excluir