quarta-feira, 18 de abril de 2012

Nos Estados Unidos criança negra é algemada por agir como criança #racismo (via @OGlobo_Mundo)


Aconteceu em Milledgeville, na Georgia. A pequena Salecia Johnson de 6 anos foi retirada algemada da sala de aula por jogar livros e brinquedos para o alto no que se está chamando de "acesso de raiva". O motivo da ação da menina não foi revelado. O assunto é matéria do O Globo e pode ser lido aqui.

Segundo a polícia a ação teria sido necessária para impedir uma "tentativa de agressão ao diretor e danos à propriedade da instituição de ensino". Dá pra acreditar? Uma criança de seis anos algemada por jogar livros para o alto? Como diz a advogada dos direitos civis que entrou com uma ação contra a escola e o departamento de polícia: "As crianças estão sendo presas por serem crianças."

Esse não é o primeiro caso em que crianças são detidas nas escolas dos Estados Unidos. Salta aos olhos é claro o fato da pequena Salecia ser uma menina negra em uma cidade sulista, onde os casos de racismo ocorrem aos montes. Mas o caso também dá sinais do nível de desintegração do modelo educacional estadunidense. São os próprios professores e diretores de escola os primeiros a chamar a polícia para intervir na escola na primeira "tentativa de agressão" promovida por qualquer criminosozinho de seis anos de idade. Até quando o povo negro estadunidense vai aguentar é uma excelente questão a se levantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário