sábado, 20 de outubro de 2012

Você precisa assistir "Eles se atreveram" #95anosDaRevoluçãoRussa


"As grandes lutas pela liberdade nos são ocultadas. Se uma revolução é derrotada pelas armas, buscam que os vencidos sejam esquecidos. Se uma revolução é traída a partir de dentro buscam impor a ideia de que esse é o único final possível. Para seguir nos expropriando todo os dias os capitalistas necessitam expropriar nossa história. A história mais terrível para eles é aquela que mostra que podemos vencer". É com esse texto narrado nas vozes de  Silvia Helena Legaspi e de Eduardo 'Tato' Pavloski que se encerram os primeiros cinco minutos do documentário argentino de quase duas horas com o nome de "Eles se atreveram" (Ellos se atreveieron).

Produzido no ano de 2007 pelo Instituto do Pensamento Socialista Karl Marx e realizado pelo estúdio ContraImagem, a partir da adaptação de textos de Lenin, Trotsky, Rosa, John Reeds, Maiakovsky e Pierre Broué, entre outros autores revolucionários e fazendo uso de uma excelente seleção de imagens e músicas históricas, o documentário apresenta a revolução russa de 1917 passando pelos principais acontecimentos que a antecedem assim como seu derradeiro final com a restauração do capitalismo pelas mãos da própria burocracia russa.

Muito bem dividida, a película cumpre um papel didático fenomenal para ajudar a entender toda a complexidade envolvida no episódio da revolução bolchevique e no seu triste desdobramento. Em seus últimos minutos uma imagem das operárias e operários da Fábrica Putilov é exibida enquanto é lida uma citação da alemã Rosa Luxemburgo: "O que se trata é distinguir o essencial do não essencial na política dos bolcheviques. Não se trata desta ou daquela questão secundária sobre táticas, mas da capacidade de ação do proletariado, sua força para atuar, da vontade de poder do socialismo como tal. Neste sentido, Lênin, Trotsky e seus companheiros foram os primeiros a dar o exemplo ao proletariado mundial. São ainda os únicos que até agora podem gritar: 'Nós nos atrevemos!'".

Eles se atreveram é um excelente filme que você não pode deixar de assistir. Uma versão com legendas foi disponibilizada pelo Marcelo1917 no YouTube e pode ser baixada no formato MP4 pelo KeepVid clicando aqui.

Um comentário:

  1. Baixar o Documentário - Eles se Atreveram – A Revolução Russa de 1917 - http://mcaf.ee/4ubk5

    ResponderExcluir