quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Feliz aniversário Trotsky! #95anosDaRevolucaoRussa


Quando seu pequeno Liova nasceu em 7 de novembro nos idos de 1879, David e Anna Bronstein não faziam a menor ideia do quão grandioso iria se tornar seu rebento. Nem poderiam. Mas eis que ao alcançar seus 38 anos, em 7 de novembro de 1917, Liova, então conhecido como Leon Trotsky, ao lado de Lênin e de seus companheiros bolcheviques, presenteou a humanidade com o primeiro estado operário do planeta.

Se é verdade que sem o partido bolchevique com toda sua história e tradição de anos de enfrentamentos com o regime violento do czarismo não seria possível sequer pensar o sucesso da revolução, igualmente é verdade que sem Trotsky, muito provavelmente, os bolcheviques teriam no mínimo muito mais dificuldade não só de planejar e levar à execução a revolução de outubro como também de levar adiante toda a luta cruenta contra os exércitos brancos entre os anos de 1918 e 1921.

E por ter ido tão alto e tendo levado consigo a classe operária ao que Marx chamaria de "assalto aos céus", vivenciou o que seria a maior das quedas, meio que como se amaldiçoado pelo sacrilégio de tentar libertar a humanidade de seu próprio jugo. De grande herói logo passou a caluniado por seus próprios ex-companheiros e daí em diante amargou o exílio, a perseguição e o assassinato a mando dos dirigentes do estado que ele mesmo havia ajudado a parir.

Trotsky é sem dúvida um dos nomes mais importantes de toda a história da humanidade e a ele prestamos nossa homenagem. Aos 133 anos de seu nascimento deixamos aqui o nosso Feliz Aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário