segunda-feira, 17 de junho de 2013

#VerásQueUmFilhoTeuNãoFogeALuta em primeiro lugar no TT Mundial


O que mais se fala no mundo neste momento? Pelo menos no Twitter é a hashtag #VerásQueUmFilhoTeuNãoFogeALuta em referência aos protestos em boa parte do país ocorridos nesta segunda-feira. É... por mais que pareça lugar comum, algo novo corre o país e de fato parece que o #OGiganteAcordou.

Não estamos diante de uma revolução socialista no país. Talvez nem sequer de uma revolução. O poder não está sendo questionado (ainda). Os grandes batalhões da classe trabalhadora seguem observando de longe o que está ocorrendo com a juventude e com setores da classe média. Mas sem dúvida alguma estamos diante de algo histórico. Há décadas não vimos nada parecido em nosso Brasil e desta vez sem absolutamente nenhuma organização com capacidade de empalmar a insatisfação popular. Absolutamente nenhuma das organizações construídas ao longo da história do movimento brasileiro tem qualquer influência sobre as manifestações de desobediência civil em curso no país. O PT, a CUT e seus sindicatos, o MST, a UNE, a UBES não possuem qualquer peso ou capacidade de influenciar o rumo das mobilizações em curso.

Estamos diante de um momento histórico. Infelizmente com uma imensa possibilidade de se perder, de se esvair de nossas mãos, simplesmente pela ausência de um sujeito coletivo capaz de empalmar tais manifestações. Mas é histórico e é belo e empolgante de se ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário