sábado, 8 de setembro de 2012

Você conhece Quilombo Rio dos Macacos? Não? Leia, assista o video e assine a petição!


"Nós não somos invasor não, moço. Quando eles chegaram acharam a gente" é o que diz Dona Maria ameaçada de despejo pela Marinha de Guerra do Brasil. Dona Olinda, filha de Dona Maria, relata que os militares "...ainda estão pegando o bonde do passado. Eles falam em pau de arara, fala em perversidade com a gente, faz sinais de perversidade com que vai machucar. Então nós vivemos com medo. Nós vivemos oprimidos e com medo aqui". Esses e outros depoimentos de moradores fazem parte do video "Quilombo dos Macacos" no qual os moradores da região de Simões Filho, cidade vizinha a Salvador,  reconhecida recentemente pelo INCRA como Quilombo, falam do drama vivido por eles e suas famílias em uma disputa de terra para ampliar uma Vila Militar construída no local nos anos 1970.

O drama ganhou as redes sociais mas ainda assim é desconhecido por muitos. O assunto merece e precisa ser divulgado, construindo uma campanha de solidariedade que impeça a desapropriação, reconheça o direito histórico da comunidade do Rio dos Macacos e sirva de apoio à lutas das mais de 3524 comunidades quilombolas no país a ter acesso de fato à terra que segundo o papel já deveria ser delas desde a Constituição Federal de 1988.

Uma petição lançada em 8 de agosto solicitando a suspensão da remoção já atingiu as 57 mil assinaturas e tem o objetivo de chegar às 100 mil o quanto antes. Assista o video e não deixe de dar essa pequena contribuição clicando aqui.

Um comentário:

  1. absurda essa situação! e a intimidação? como que pode? considero isso o mais grave. o estado usando a força pra intimidar, amedrontar. quando que o estado brasileiro vai abandonar essas práticas? é claro que nada é oficial, pra poder ser negado depois e a responsabilidade colocada nas costas de alguns oficiais de baixa patente, caso aconteça algum episódio mais grave ainda.

    a situação fundiária brasileira é uma bagunça. o registro dessas terras já deveria estar nas mãos dessas pessoas há muito tempo. 9 anos de pt e nada. a confusão fundiária permanece.

    eles sendo tratados como invasores.

    invasores milionários tendo as propriedades regularizadas. fechando faixa de areia ao público. impedindo acesso. construindo nas margens de represas, em áreas de proteção.

    brincadeira!

    ResponderExcluir