sábado, 8 de setembro de 2012

Você conhece Quilombo Rio dos Macacos? Não? Leia, assista o video e assine a petição!


"Nós não somos invasor não, moço. Quando eles chegaram acharam a gente" é o que diz Dona Maria ameaçada de despejo pela Marinha de Guerra do Brasil. Dona Olinda, filha de Dona Maria, relata que os militares "...ainda estão pegando o bonde do passado. Eles falam em pau de arara, fala em perversidade com a gente, faz sinais de perversidade com que vai machucar. Então nós vivemos com medo. Nós vivemos oprimidos e com medo aqui". Esses e outros depoimentos de moradores fazem parte do video "Quilombo dos Macacos" no qual os moradores da região de Simões Filho, cidade vizinha a Salvador,  reconhecida recentemente pelo INCRA como Quilombo, falam do drama vivido por eles e suas famílias em uma disputa de terra para ampliar uma Vila Militar construída no local nos anos 1970.

O drama ganhou as redes sociais mas ainda assim é desconhecido por muitos. O assunto merece e precisa ser divulgado, construindo uma campanha de solidariedade que impeça a desapropriação, reconheça o direito histórico da comunidade do Rio dos Macacos e sirva de apoio à lutas das mais de 3524 comunidades quilombolas no país a ter acesso de fato à terra que segundo o papel já deveria ser delas desde a Constituição Federal de 1988.

Uma petição lançada em 8 de agosto solicitando a suspensão da remoção já atingiu as 57 mil assinaturas e tem o objetivo de chegar às 100 mil o quanto antes. Assista o video e não deixe de dar essa pequena contribuição clicando aqui.